A Consciência Fonológica é uma habilidade relacionada ao processamento dos sons da fala e está intrinsecamente ligada à neurociência.
Com base nas teorias e práticas aprendidas no curso, os participantes podem desenvolver a capacidade de adaptar suas abordagens de ensino para atender às necessidades específicas de seus alunos, incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem e os PCDs.
Todo conteúdo do curso foi contruído sistematicamente sobre como utilizar essas informações e transformá-las em algo efetivo e eficaz para a prática diária dos professores que enfrentam o desafio tão importante de ensinar crianças a ler e escrever de forma significativa.
A partir desse contexto, surgiu o tema “A Importância da Consciência Fonológica no processo de alfabetização e letramento: Boas práticas para formar um bom leitor/escritor”.
Os participantes recebem a oportunidade de aprofundar o entendimento da relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem, bem como das neurociências, o que pode ajudá-los a compreender melhor como o cérebro funciona no contexto da educação.
Uma competência-chave que pode ser adquirida é a compreensão da consciência fonológica, que envolve a capacidade de processar os sons da fala, identificar fonemas, entender a relação entre sons e letras, entre outros aspectos. Isso é fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita.
O curso fornece aos participantes as habilidades para criar material educacional relacionado à consciência fonológica, permitindo-lhes desenvolver recursos eficazes para apoiar a alfabetização.
Os participantes aprendem estratégias pedagógicas para ensinar a consciência fonológica de forma eficaz, o que é essencial para ajudar as crianças a ler e escrever de maneira significativa.
O principal objetivo do curso é capacitar os professores a avançar no processo de ensino da leitura e escrita, melhorando assim a alfabetização e o letramento de seus alunos.
Com base nas teorias e práticas aprendidas no curso, os participantes podem desenvolver a capacidade de adaptar suas abordagens de ensino para atender às necessidades específicas de seus alunos, incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem.
Objetivo: Propiciar aos professores alfabetizadores, formação, informações, estratégias e boas práticas de como avançar no processo do ensino da leitura e da escrita através das habilidades de Consciência Fonológica.
Carga horária: 20 horas